Renato Russo – 50 anos!

http://musicamagia.files.wordpress.com/2009/10/renato-russo.jpgUm dos maiores nomes do rock nacional, Renato Russo, estaria fazendo 50 anos de idade se estivesse vivo.

Nada mais digno que um post especial.

Com a morte de Renato Russo, acabava a Legião Urbana, uma das duas bandas de rock mais importantes do Brasil.

Graças a ela o rock nacional ganhou um nova cara! Se você gosta de alguma banda atual, tenha certeza que ela foi influenciada de certa maneira pelo Legião.

Infelizmente como outros grandes nomes da música, Renato partiu cedo vítima da Aids (1960 – 1996). E deixou muitos admiradores pelo país e fora dele também, alguns como eu eram muito pequenos quando ele se foi, outros nem ainda pensavam em nascer. Mas,  sua obra virou lenda. Assim como ele virou mito.

Não é difícil encontrar regravações de músicas do Legião por aí. Músicas aliás, que continuam super atuais.

“Na favela, no senado. Sujeira pra todo lado. Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação.”

Nas letras de Renato, o cantor pregava que a mudança é possível se houver persistência de lutar por aquilo que objetiva, seja o material, o espiritual ou o político. Mas antes de tentar algo é preciso mudar a si mesmo.

Abaixo o vídeo de Tempo Perdido, um dos inúmeros clássicos do Legião.

Escolhi essa música porque ela me faz pensar demais na vida. Principalmente por sermos jovens. Escutem, prestando atenção na letra e perceberão como Renato merece todo o carinho e fama que tem até hoje.

Vai dizer que não sabe nem uma letra dele?

A data não podia passar em branco por isso, várias homenagens estão previstas.

Logo mais, o “Altas horas” homenageia Renato reunindo no palco Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, seus parceiros na Legião. Eles falarão da banda e tocarão sucessos do grupo com Rogério Flausino (Jota Quest), Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), André Gonzáles (Móveis Coloniais de Acaju), Fernando Catatau (Cidadão Instigado) e Toni Platão.

Já a MTV reapresenta hoje os especiais “Acústico MTV Legião Urbana”, às 11h, e “A entrevista”, às 22h, em que Renato fala sobre carreira, sexo e música. A homenagem da literatura vem com o lançamento de “Como se não houvesse amanhã”, da editora Record (R$ 32). Nele, 20 autores diferentes recriaram, na forma de conto, as canções da Legião Urbana. E na música será lançado o CD “Renato Russo: duetos”. Nas 15 faixas, o cantor divide os vocais — em leituras póstumas ou resgatadas do fundo do baú — com artistas como Caetano Veloso, Marisa Monte, Fernanda Takai, Zélia Duncan e Cássia Eller.

No Twitter o pessoal também não esqueceu da data!

Clique aqui para conferir uma entrevista em que ele fala de drogas e Legião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s